Governo prorroga alíquota reduzida de IPI até 31 de dezembro Forquilha Notícias

Últimas

domingo, março 31, 2013

Governo prorroga alíquota reduzida de IPI até 31 de dezembro


tributo sobre veículos subiria a partir da próxima segunda-feira (1º). A medida representa uma renúncia fiscal adicional de R$ 2,2 bilhões de abril a dezembro de 2013.


Conforme a Folha antecipou na sexta-feira (29), o objetivo é manter a produção aquecida e conter a inflação, mas há dúvidas no mercado sobre o impacto da prorrogação.

Alguns especialistas argumentam que sucessivas renovações da desoneração do IPI, feitas ao longo de 2012, estariam perdendo o efeito surpresa e já não serviriam tanto para estimular um aumento substancial nas vendas.



Palmeiras - Ofertas
Produtos Palmeiras em até 12x sem juros e frete grátis* na Netshoes.
www.Netshoes.com.br/palmeiras2012

Ivan Ribeiro/ Folhapress 

Concessionária de veículos em São Paulo; governo manteve alíquota reduzida do IPI para carros e caminhões

Para os veículos flex e a gasolina de até 1.000 cilindradas, as alíquotas iriam subir de 2% para 3,5%. Porém, o governo decidiu manter o imposto inalterado até o final do ano. A alíquota original do IPI para veículos dessa categoria é de 7%.

Para os carros flex de 1.000 a 2.000 cilindradas, a alíquota do IPI permanecerá em 7% -- e não subirá para os 9% previstos. Já os veículos a gasolina ficam com 8% (e não os 10% previstos).

Para veículos acima de 2.000 cilindradas, a alíquota permanece inalterada em 25% para os veículos a gasolina e em 18% para os carros flex. Já para caminhões, a alíquota permanece em zero.

Também foi prorrogada a alíquota de 2% de IPI para veículos comerciais leves.

"Com essa medida, o governo não só estimula o setor automotivo, um dos principais motores da economia, como toda a cadeia automobilística, como as indústrias de autopeças, de estofamento e de acessórios", diz nota do Ministério da Fazenda.


Folha de S. Paulo