Mais de cinco milhões de estudantes participaram da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo, 27. “Este ano tivemos o maior crescimento da história, foi um recorde do segundo maior exame do planeta”, afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva sobre o balanço das provas.
O ministro comemorou os esforços e elogiou a qualidade do debate pedagógico. Dados preliminares apontam que a taxa de abstenção em 2013 foi de 29%. “O número que está dentro do padrão nos últimos anos”, afirmou. Em 2012, a abstenção foi de 27,9% e em 2011 foi de 26,4%.
Neste ano, o Enem foi realizado em 1.661 cidades brasileiras. Durante as provas, foram monitoradas quase dois milhões de tuites com assuntos relacionados ao exame. Segundo o ministro, a equipe do MEC continuará acompanhando o que sai na Internet por tempo indeterminado.
O MEC informou que 12 candidatos foram eliminados neste domingo (27) por terem usado celulares no local da prova. Eles postaram imagens da prova e do cartão de resposta nas redes sociais. Nos dois dias do Enem, 36 candidatos foram excluídos do exame por esse motivo.
O ministro destacou que não houve vazamento. “A segurança foi muito eficiente, não houve qualquer vazamento de qualquer informação, o que é central para garantir a isonomia dos estudantes.”
O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos (Inep) no dia 30 de outubro.