Notas máximas e mínimas Enem 2013: O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano aconteceu no fim do mês de outubro. Mais de 5 milhões de estudantes fizeram as provas. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o resultado será divulgado na primeira semana de janeiro. Mesmo quem acerta todas as questões não consegue tirar 1000 pontos. Leia este artigo e entenda como é calculada a nota.
O gabarito oficial do Enem 2013 foi divulgado dois dias após as provas e está disponível no site oficial do Inep(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Nele estão disponíveis as respostas das provas do sábado e domingo, com todas as cores (branca, amarela, azul, cinza e rosa).
Resultado Enem 2013
De acordo com Aloizio Mercadante, ministro da Educação no Brasil, o resultado oficial do Enem 2013 será divulgado até o dia 07 de janeiro. Os estudantes poderão acessar suas notas no portal do Inep, informando o número de inscrição (ou CPF) e senha.
Como é calculada a nota do Enem 2013? No Exame brasileiro é utilizada uma metodologia adequada para certames de grande escala, a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Com tal correção, o estudante só consegue tirar nota 1000 na prova de redação, o que não acontece nas provas de múltipla escolha. De modo semelhante, mesmo quem erra todas as questões não acaba com nota zero.
Na TRI, a nota vai além do simples número de acertos. O resultado final não retrata apenas o desempenho individual do participante, como também a posição que o mesmo ocupou na escala de proficiência onde todos os milhões de candidatos também são incluídos.
Segundo dados do Inep, as notas máximas e mínimas de 2012 foram, em ordem, as seguintes: Ciências Humanas e suas Tecnologias (874,9 e 295,6), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (864,9 e 303,1); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (817,9 e 295,2); Matemática e suas Tecnologias (955,2 e 277,2), e Redação (1000 e 0).
As notas do Enem 2013 poderão ser utilizadas nos processos seletivos do Sisu e ProUni, nos financiamentos de cursos pelo Fies, no programa Ciência sem Fronteiras e, se for o caso, na obtenção do certificado de conclusão do ensino médio.
Fonte: www.enem2013.org