A voz do Brasil vem do Ceará. Com uma trajetória espetacular no programa, o cearense Sam Alves venceu o “The Voice Brasil” nesta quinta-feira (27) com 43% da votação do público. Com o resultado, o cantor ganhou um prêmio de R$ 500 mil, um contrato com a gravadora Universal Music e um carro.
Acompanhado de um coral, Sam apresentou a música “Hallelujah“ , sucesso de Leonard Cohen, e emocionou o público. O cantor apresentou a primeira parte da música em português e, no final, cantou a versão em inglês. A técnica Cláudia Leitte elogiou o cantor e falou de sua trajetória. “Ele se mostrou seguro, competente e profissional. Acho que ele está pronto para uma carreira. A gente consegue enxergar uma luz especial em Sam, um carisma, um brilho, algo que o diferencia de todo mundo”, afirmou.
Ele concorreu com outros três finalistas. Lucy Alves, do time de Carlinhos Brown, cantou “De volta pro aconchego”, de Dominguinhos; Pedro Lima, do grupo de Lulu Santos, apresentou a canção “Me Dê Motivo”, de Tim Maia. Do time de Daniel, Rubens Danielcantou “Monte Castelo”, sucesso de Renato Russo.
A abertura do programa desta quinta-feira (26) iniciou com apresentação dos quatro candidatos, que cantaram a música “Não quero dinheiro”, de Tim Maia. A vencedora do”The Voice Brasil” de 2012, Ellen Oléria, também subiu ao palco do programa e soltou o vozeirão.
Outra surpresa desta quinta (26) foi a apresentação de cada candidato com os seus respectivos técnicos. Sam e Claudinha cantaram as músicas “Claudinha bagunceira/ Camisa e o botão”.
Antes de participar do programa, Sam Alves morava em Boston, nos Estados Unidos. O cantor já chegou a participar do The Voice americano, mas não obteve aprovação dos técnicos. Shakira, no entanto, mostrou arrependimento em não ter escolhido o brasileiro para o seu time.
Sam Alves nasceu em Fortaleza e foi abandonado em uma caixa quando tinha apenas 7 dias de vida. O cearense foi deixado na porta da casa de sua mãe adotiva, Raquel Alves.
Trajetória de Sam Alves: performances do cearense e retorno do público
As músicas apresentadas por Sam Alves no programa e o retorno do público nas redes sociais e nas votações do “The Voice Brasil” fizeram muita gente acreditar que o cearense seria o grande vencedor da noite, mesmo concorrendo com outros três finalistas de alto nível.
Sam conquistou o público e os técnicos logo na primeira apresentação, nas audições às cegas. Com a música “When I was Your Man”, de Bruno Mars, conseguiu com que os quatro técnicos virassem as cadeiras para ele, que acabou escolhendo o time de Claudia Leitte.
A performance do cearense, em menos de 24 horas, estava no primeiro lugar do Top 100 do iTunes Brasil, ultrapassando, inclusive, as vendas da música original de Bruno Mars.
Na fase posterior, Sam surpreendeu mais uma vez. Ele concorreu com Marcela Bueno na Batalha. Os dois cantaram a música “A Thousand Years”, de Christina Perri. Claudia Leitte escolheu ficar com Sam em seu grupo e Marcela foi salva por Daniel.
A autora da música original elogiou a interpretação dos dois cantores na rede social Twitter e compartilhou o vídeo da apresentação. “Queridos Sam Alves e Marcela Bueno, parabéns a ambos. Essa foi de longe a minha versão favorita de A Thousand Years! Absolutamente linda!!”, disse a cantora norte-americana.
A primeira música em português cantada pelo cearense foi na fase “Tira-teima”. Sam interpretou “Pais e Filhos”, do Legião Urbana, e concorreu com Bruna Góes e Júlia Tazzi. Na votação do público, Bruna foi eliminada e, entre Sam e Júlia, Claudinha preferiu continuar com o cantor.
Na fase dos Shows ao Vivo, Sam apresentou “Mirrors”, de Justin Timberlake, e contou com performances de bailarinos no palco. Foi salvo pelo público com 59% das votações. Restando três concorrentes, Gaby Moura, Khrystal e Rully Anne, a técnica escolheu continuar com Gaby. A performance chegou a ficar nos trendings topic do Twiiter, com a hashtag “#MirrorsBySamAlvesTheVoiceBrasil”.
Na semifinal, mais uma surpresa, dessa vez para a técnica Claudia Leitte. O cearense escolheu cantar uma música de sua mentora, “Você existe em Mim” e emocionou a baiana. Disputando a final com Gaby Moura, Sam conseguiu 84% dos votos do público e foi para a final do programa.
Durante as apresentações no programa, Sam conquistou muitos fãs. Alguns famosos, como Angélia, Sthefany Brito e Suzana Vieira, chegaram a elogiar o cantor no Twitter.