Apesar dos esforços para a contenção da falta de água em Itapipoca, os moradores da cidade continuam sofrendo com a carência de abastecimento de água no município.
Após a estiagem do açude Poço Verde, o principal responsável por levar água à população de Itapipoca, e o baixo abastecimento do açude Quandu, a cidade vive em situação de calamidade há duas semanas.
Para minimizar os transtornos dos moradores da cidade, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) ativou um mutirão, que colocou em prática uma operação capaz de trazer água do açude Gameleira para Itapipoca. O açude está situado a 28 km de distância da cidade.
Essa operação está em teste desde o dia 6 de dezembro com a equipe da Cagece e da Sohidra.
Ainda segundo a companhia, foram disponibilizados cerca de 20 carros pipas, com o propósito de abastecer de forma emergencial os reservatórios da cidade.
A Cagece também confirmou que todos os problemas na adutora, que sofreu diversos vazamentos, foram solucionados.
Governador
Na tarde de domingo, 29, o governador Cid Gomes publicou no Facebook uma foto com alguns moradores de Itapipoca festejando a volta da água na cidade.
Na legenda de outra foto, o governador revelou que será dado um crédito em dinheiro em todas as contas da Cagece em Itapipoca.
"Vamos dar um crédito de R$ 200,00 em todas as contas da Cagece em Itapipoca. O tesouro assumirá estes custos em repasse a Cagece. É um gesto simbólico de pedido de desculpas pelo grande desconforto ao qual a população foi submetida."
Questionada pelo O POVO ONLINE, a Cagece declarou que o reabastecimento de água na cidade está previsto para segunda, 30, a partir das 17h.
A companhia também assegurou que mesmo após a distribuição de água, os testes operacionais vão continuar até que o sistema esteja funcionando de forma correta.
Redação O POVO Online