O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), está elaborando o projeto de lei que será enviado à Assembleia Legislativa para a criação de novos 466 cargos para agentes penitenciários. A criação das vagas foi assegurada nesta sexta-feira (31), pelo governador do Estado Cid Gomes após conversa com a titular da Sejus, Mariana Lobo. Com a criação da vagas, será convocado todo o cadastro de reserva do concurso realizado em 2013.
Os cargos serão criados para reforçar a segurança no Interior do Estado e para a Casa de Privação Provisória de Liberdade V (CPPL V), em construção no Complexo Penitenciário Itaitinga II.
Atualmente, o número de agentes penitenciários é de 1.751. Em 2007, o número era de apenas 252. Nesses sete anos de gestão, o efetivo de servidores desta categoria aumentou cinco vezes. O concurso público de 2013 foi realizado para 800 vagas. Até setembro, foram convocadas 1.179 pessoas.
A convocação foi anunciada na manhã desta sexta-feira (31) pelo próprio governador Cid Gomes em sua página pessoal no Facebook.