A comissão externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar todos os atos, fatos relevantes, normas e procedimentos referentes às obras do projeto de integração do rio São Francisco com as bacias hidrográficas do nordeste setentrional, popularmente conhecida como “transposição do rio São Francisco”, bem como o programa de revitalização da bacia hidrográfica do conhecido rio da integração nacional, realiza na próxima terça-feira (14), um seminário sobre as obras do projeto, onde será apresentado o projeto Vidas Áridas, de conscientização sobre a seca e o rio São Francisco.
Foram convidados os idealizadores do projeto, os jornalistas e ambientalistas Délio Pinheiro e Geraldo. O projeto “Vidas Áridas”, é autor de uma exposição de fotografias que percorreu o País contando a história do rio, a agonia durante uma longa estiagem, e o sofrimento de pescadores e barranqueiros da seca, As fotos foram feitas durante uma expedição realizada em setembro 2014, que durou 15 dias, e percorreu o Rio da Integração Nacional, da represa de Três Marias ao estado da Bahia. Participaram da caravana, jornalistas, ambientalistas, acadêmicos, técnicos e diretores de órgãos federais.
O objetivo do projeto, segundo seis autores é criar uma “onda do bem”. Entre os resultados concretos, destacam o despertar da consciência das pessoas, a responsabilidade dos políticos para tratar desta questão da seca. O projeto é oriundo do Norte de Minas Gerais.