O Rádio cearense perdeu, nesta sexta-feira (10), um dos seus principais e mais antigos comunicadores. Faleceu nesta madrugada o radialista Jurandir Mitoso, o “Pajaraca”. Ele tinha 78 anos de idade e, segundo informações de familiares, sofreu um infarto em sua residência.
Irreverente, sempre alegre, Jurandir Mitoso fez da popularidade o “carro-chefe” de sua marca na radiofonia cearense.
Conversava com seu público sobre música, esportes e, principalmente falava de fofocas e traições. Em meio aos diálogos e recados para os ouvintes, mandava detonar uma “bomba”, para em seguida dizer que a explosão deixou “cacos de corno para todos os lados”. Esse espírito irreverente aliado à facilidade na comunicação com o público cearense o fez um dos principais homens do rádio local.
A alegria contagiante de Jurandir o levou também à telinha. Além de seu programa diário na Rádio Cidade AM, todas as tardes, Jurandir Mitoso apresentava um programa na TV Cidade nas manhãs de domingo, junto com seu filho, o também radialista Jurlen Mitoso.
Mitoso começou sua carreira ainda na década de 50 na Rádio Assunção de Fortaleza. Depois, virou repórter esportivo e foi atuar na Rádio Verdes Mares, de onde saiu para a Cidade AM.
Texto de Fernando Ribeiro.