Sem dizer a William, Dee foi visitar Louis no hospital. Ela sentiu uma conexão imediata com Louis. "Ele apenas se encontrava em uma terrível condição, terrível", disse Hartley. "Eu passei cerca de uma hora com ele/”Quando Hartley chegou em casa após ter conhecido Louis, ela estava "nas nuvens". Ela só tinha que contar ao marido sobre ele. O que ela não sabia era que William também tinha ido visitar Louis em segredo. Ambos estavam encantados e apaixonados pelo doce pit bull doce. Os Hartley começaram a visitar Louis todos os dias em suas pausas para o almoço, trazendo-lhe guloseimas e ajudando-o a abrir os inúmeros presentes que chegavam enviados por pessoas de todo o país.
Louis não podia ser Adotado oficialmente até que o julgamento do seu agressor fosse concluído, mas os Hartley tornaram-se sua família temporária quando ele finalmente deixou o hospital. Ele já era parte da família em seus corações.
Em janeiro de 2009, o agressor de Louis, Juan Daniels, foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por crueldade animal, estabelecendo um novo recorde estadual de sentença para um caso de abuso a animais.Os Hartley finalmente puderam adotar Louis, e tornar a adoção oficial, foi um momento realizado com muita felicidade por eles, o doce Louis também assinou os documentos com o carimbo de sua pata. Embora ele ainda carregue as cicatrizes de seu sofrimento, Louis agora é uma inspiração para todos que o encontram"Ele é maravilhoso, e nós somos muito abençoados por podermos aproveitar o seu caso para ajudar abrigos e resgatadores trazerem isso a tona”, disse Hartley ao The Dodo, explicando que o caso de Louis prova que cães resgatados de situações de muito sofrimento, não são casos perdidos, não importa o grau de sequelas de seu passado. Com amor, dedicação e tratamento, pode haver uma recuperação. Neste outono, Louis comemorou seu aniversário de 13 anos, um grande marco para um cão que esteve tão perto da morte há oito anos. Para celebrar a vida de Louis, o Hartleys decidiram fazer uma grande festa de aniversário e com todos as arrecadações destinadas a Humane Society no condado de Elmore.Neste inverno, Louis terá a honra de ser o garoto propaganda da campanha "Eu não sou um monstro", que ajuda a conscientização sobre pit bulls e a discriminação sofrida por eles. A grande festa de aniversário também foi uma oportunidade para angariar fundos para a sua unidade de férias "elf monstro", e para continuar a partilhar a sua história.Festa de aniversário de Louis foi muito comentada. Muitos e muitos dos cães e seus tutores humanos comparecem para celebrar a sua vida, e seu triunfo sobre o trauma sofrido. E ele simplesmente adorava ser a estrela do show. "Louis tem tudo a ver com ser o centro das atenções", disse Hartley. " Tudo era sobre Louis e, ainda hoje, tudo é sobre Louis.” Para Louis Vuitton, cada dia é uma celebração da vida. Pode-se dizer que o pit bull resgatado passou dias em um inferno, mas hoje ele tem nada menos que o amor de sua família e amigos.