O governador Camilo Santana participou nesta quarta-feira (16), da cerimônia que marcou o início da série de promoções de policiais e bombeiros militares de todas as regiões do estado. Cerca de 10 mil pessoas marcaram presença no Centro de Eventos do Ceará para prestigiar os mais de três mil profissionais de Fortaleza e Região Metropolitana que foram promovidos, um anseio antigo das duas corporações. “Estamos resgatando historicamente uma injustiça que existia. É um reconhecimento ao trabalho de cada um de vocês. Esta promoção de 8.891 praças, oficiais, é um momento histórico, um momento de resgate de vida”, disse o governador.
Militares foram acompanhados de familiares, muitos deles com filhos pequenos trajados com fardas iguais às dos pais. Responsável pela criação da lei que regulamenta as promoções no Estado, garantindo a ascensão na carreira militar, o governador dividiu o momento de alegria com os mais de três mil promovidos, parabenizando pessoalmente a maioria deles. “O que falo pra vocês que fazem a segurança pública do Ceará é para nos unirmos cada vez mais. É um trabalho de guerreiros, em que muitas vezes uma esposa vê o marido saindo de casa e não sabe se ele volta por causa do perigo. Saibam que vocês têm em mim um parceiro para dialogar com muita transparência”, disse.
Camilo Santana também destacou que a criação da lei foi uma iniciativa prioritária no seu governo, coroando o fim do ano de 2015 com as promoções. “Eu entrei na vida pública para servir. Caminhei o Ceará quase todo durante a minha campanha, conversei com militares e havia uma grande reclamação, uma injustiça com os militares. Nos reunimos e eu prometi publicamente que criaria uma lei de promoções. A primeira ação que fiz como governador empossado foi chamar o secretário Delci Teixeira para criar a lei. Hoje estamos concretizando um sonho. Ouvi palavras de um soldado que há 20 anos esperava por ser promovido. Estamos falando de histórias de vida. Não é uma simples promoção, é uma segurança da corporação, pois todo ano haverá promoção”, disse.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, destacou o empenho do governador para que essa demanda antiga das corporações se tornasse realidade. “Para mim é uma satisfação muito grande estar presente nesse momento histórico pois em nenhum momento, em nenhum Estado, houve uma situação como essa de o Governo beneficiar tantos servidores da segurança pública. É claro que para chegar a esse ponto foi um longo caminho, prevaleceu a vontade do governador de recuperar a credibilidade da tropa da Polícia Militar e dos Corpo de Bombeiro. Em todo esse processo várias pessoas foram importantíssimas, as associações de classe, os deputados, mas acima de tudo o grande nome dessa lei é o Camilo Santana em nome da sua disposição, vontade”, disse.
O Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Geovani Pinheiro, destacou a importância do momento para o trabalho realizado diariamente buscando garantir a segurança dos cearenses. “Nesse momento histórico, a gratidão é eterna, é um momento divino. Hoje é um marco para o engrandecimento da segurança pública do Ceará. As pessoas representam o anseio por policiais, que haja a proteção da carreira com grau hierárquico. Toda essa expectativa agora se torna realidade graças à sensibilidade do governador Camilo Santana que desde a primeira obra da sua gestão abraçou as forças de segurança do Estado. Parabenizo os promovidos e os convido a continuarem se doando à sociedade cearense”, disse.
Um dos beneficiados foi o bombeiro, agora subtenente Jorge Graça, que aguardava pela promoção há seis anos e ela veio em um momento especial na sua vida, quando está recuperado de um acidente de trabalho recente que quase tirou-lhe a vida. “Funcionalmente é um orgulho muito grande que o bombeiro e o policial militar sente quando ele é promovido, então ele se sente motivado a dar ao cidadão uma segurança pública de qualidade. Com 22 anos de serviço jamais testemunhei tamanha magnitude de acesso às promoções, então, para mim é uma transformação que vai trazer benefícios às duas corporações. Entendo que estamos passando por um momento muito especial, que eu jamais sonharia que fosse se tornar realidade”, disse.
A agora subtenente Joiânia Pereira está na Polícia Militar há 21 anos, aguardava o benefício há nove anos e acredita que a promoção vai refletir diretamente no trabalho. “Ela representa uma valorização profissional. Em todos os setores profissionais há uma ansiedade e na polícia não é diferente. Por mais que tenhamos um trabalho significativo, não somos tão bem recebidos, não temos nossos valores reconhecidos como deveríamos ter. Essa valorização dá um ânimo, alguém está vendo o nosso trabalho e isso é muito significativo dentro do contexto do trabalho. Esse problema das promoções é histórico. Quando entrei, ele já estava acontecendo. E é importante que essa transparência, o diálogo com a categoria continue”, disse.
Marcaram também presença na solenidade a vice-governadora Izolda Cela; a primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana; o ex-governador Lúcio Alcântara; a presidente do Tribunal de Justiça, Iracema Vale; o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho, o secretário Chefe de Gabinete do Governo do Estado, Élcio Batista; os secretários Mauro Filho (Fazenda), Hugo Figueiredo (Seplag), Inácio Arruda (Secitece); a controladora geral de disciplina do Estado, Socorro França; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Túlio Studart; o delegado-geral da Polícia Civil, Andrade Junior, o secretário-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, Flávio Jucá; o procurador Geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana; entre outros.