O governador Camilo Santana dará início às atividades do Batalhão de Divisas na fronteira do Ceará com o Piauí, na próxima segunda-feira (29), às 9 horas, com a solenidade de lançamento do policiamento especializado, na Praça da Igreja Matriz do município de Crateús, na Região dos Inhamuns.
Para viabilizar as atividades na divisa com o Piauí, o governador Camilo Santana fez a entrega de mais sete viaturas para o Batalhão de Divisas. Três delas serão utilizadas pela 3ª Companhia do Batalhão de Divisas, sediada em Crateús, que atende também Poranga, Quiterianópolis e Novo Oriente e possui 44 policiais (entre praças e oficiais). As outras quatro ficarão com a 4ª CIA, sediada em Chaval, que é responsável ainda pelas cidades de Barroquinha, Granja, Viçosa, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá e Ipueiras. A 4ª Companhia conta também com 44 policiais. No total, são 88 policiais e sete viaturas, em 16 municípios contemplados.
O Batalhão de Divisas, que atua no combate ao tráfico de drogas, assalto a bancos e dá suporte às policias dos estados vizinhos e também aos destacamentos das cidades cearenses, já atua nas fronteiras do Cariri com Pernambuco e do Vale do Jaguaribe com o Rio Grande do Norte, desde o dia 11 de julho do ano passado.
O batalhão especializado integra um conjunto de medidas que faz parte dos compromissos de campanha do governador Camilo Santana na área da segurança pública, junto com a interiorização da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS e do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio).
Companhias já implantadas
O Batalhão de Divisas está sendo implantado em três fases e contará com um total de 242 policias militares entre oficias e praças. A primeira delas foi lançada, no dia 11 de julho, com a implementação das 1ª e 2ª Companhias. As duas companhias contam com 109 policias. A segunda fase acontece agora com o lançamento das 3ª e 4ª CIAS.
A 1ª CIA conta com 55 policiais militares, três viaturas e cobre cerca de 293,3 Kms de fronteira, nos municípios de Brejo Santo, Jatí, Penaforte, Jardim, Barbalha, Crato, Santana do Cariri, Araripe e Salitre, que fazem divisa com o Estado de Pernambuco. Ela é sediada no posto da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Penaforte, na BR 116, Km 536.
Já a 2ª CIA, tem com 54 policiais, três viaturas e é responsável por cerca de 290,3 Km, cobrindo os municípios de Icó, Pereiro, Ererê, Potiretama, Alto Santo, Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte, que fazem divisa com o Estado do Rio Grande do Norte. A 2ª Cia é sediada na Rua Cândido Olímpio Gonçalves de Freitas, nº 1719, Centro de Limoeiro do Norte.
Ampliação das operações
A 3ª e última fase acontecerá com a criação das 5ª Companhia, sediada em Ipaumirim, no limite do Ceará com a Paraíba, e a 6ª CIA sediada em Parambú, na divisa com Piauí.