Cerca de 87 pessoas foram levadas para a Delegacia Municipal de Sobral detidas após tumultos em diversos bairros do município. Os atos geraram uma onda de pavor e boatos na cidade, localizada a 220 km de Fortaleza, na tarde desta terça-feira (28). De acordo com a SSPDS, são 47 adultos e 40 adolescentes.
Segundo a Polícia, tudo começou quando, na noite desta segunda-feira (27), gangues rivais se reuniram para selar um acordo de paz. Nesta terça, o movimento ganhou força e diversas ruas da cidade foram bloqueadas. Populares relatam que esses grupos mandavam motoristas voltarem, interrompendo o fluxo de vias.
A Polícia foi acionada para dispersar e houve disparos. De acordo com o titular da Delegacia Municipal de Sobral, João Henrique da Silva Neto, o tumulto foi registrado em vários bairros e 70 pessoas foram detidas. No momento da prisão, muitos faziam uso de drogas e alguns tinham mandados de prisão em aberto.
Nas redes socias, boatos ganharam força e aúdios orientavam a população para não ir às ruas. Vídeos com vias completamente lotadas foram amplamente divulgadas. Populares afirmam que houve tumulto nos bairros Alto do Cristo, Centro, Sinhá Sabóia, Terrenos Novos, Junco, Gaviões e Pedrinhas.
Grupos criminosos
No final da noite, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou uma nota explicando que as prisões tinham como objetivo identificar líderes de grupos criminosos, que vinham realizando manifestação de união entre os bandos. Segundo o Comandante da Polícia Militar na AIS 12, Tenente Coronel Assis, “após a divulgação das imagens na internet, policiais montaram campana nas áreas onde ocorreram as passeatas e identificaram os infratores”
Fonte: Diário do Nordeste