A Justiça Eleitoral trabalhou em regime de plantão, das 8 às 19 horas, ontem segunda-feira, 15/8, quando foi encerrado o prazo para entrega dos pedidos de registro dos candidatos que concorrerão nas eleições municipais deste ano. Ao contrário dos anos anteriores, a entrega de pedidos de registro de candidaturas, no último dia de prazo, aconteceu de forma tranquila nos cartórios eleitorais, em todo o Estado.
No Ceará, a Justiça Eleitoral recebeu até 19 horas, 14.456 pedidos de registros – 13.436 ao cargo de vereador, 510 para prefeito e 510 a vice-prefeito. Alguns pedidos ainda iriam ser incluídos no Sistema de Registro de Candidaturas e, assim que forem computados, o TRE divulgará os números finais. Os juízes eleitorais começarão a analisar e a julgar os pedidos a fim de que os candidatos sejam confirmados ou não na disputa eleitoral.
Na capital, foi montada força-tarefa pelos juízes e servidores das cinco zonas responsáveis pelo registro. Não houve atropelos na entrega da documentação pelos partidos e candidatos. 1.109 pedidos de registro de candidaturas foram solicitados em Fortaleza, sendo 8 ao cargos de prefeito, 8 ao de vice-prefeito e 1.093 ao cargo de vereador. Luizianne Lins foi a última candidata à prefeitura de Fortaleza a dar entrada no pedido de registro, pouco antes das 18 horas, através dos advogados do Partido dos Trabalhadores.
De acordo com o Calendário Eleitoral, os pretensos candidatos ficam autorizados a iniciar a campanha eleitoral, nesta terça-feira 16/8, dentro dos limites impostos pela Lei nº 13.165/2015, que traz algumas novidades em relação às eleições anteriores. Uma delas é a proibição de propaganda através de pintura em muros. Outra grande mudança será no horário eleitoral no rádio e na televisão, que teve o período e o tempo de propaganda em bloco reduzidos nas eleições deste ano.
Na próxima quarta-feira, 17/8, às 9 horas, a juíza eleitoral da 82ª ZE, Jane Ruth Maia de Queiroga, que coordena a Comissão de Propaganda Eleitoral e do Poder de Polícia, em Fortaleza, fará uma reunião com os representantes dos partidos políticos e ACERT (Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão), no auditório do Fórum Eleitoral Péricles Ribeiro, para definir o tempo dos partidos e coligações e dos veículos responsáveis pela transmissão do horário eleitoral no rádio e na tv a partir do dia 26 de agosto.