Trinta e quatro trabalhadores em situação análoga à de escravo foram resgatados em Ibiapinae Pentecoste, no interior do Ceará, em operações realizadas por fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Cinco deles eram abrigados em curral de gado de uma fazenda, "sem as mínimas condições de higiene em situação que afronta a dignidade do ser humano".
Segundo o Ministério do Trabalho, os trabalhadores resgatados em Ibiapina foram aliciados no Rio Grande do Norte, transportados clandestinamente para o município cearense, para trabalhar na construção de casas do Programa Minha Casa Minha vida, do Governo Federal. Eles foram alojados nas casas que estavam sendo construídas, sem instalações sanitárias, sem energia elétrica e água encanada. Além disso, a empresa contratante não fornecia alimentação regularmente.
Os trabalhadores saíram das cidades de Passa e Fica, Goianinha e Canguaretama, todas no Rio Grande do Norte (RN), em 6 de setembro. Dezenove deles foram transportados em uma van e os demais em um caminhão. Parte dos trabalhadores viajaram na caçamba do caminhão junto com parte do material de construção. Nenhum dos trabalhadores tinha Carteira de Trabalho assinada e não receberam equipamento de proteção individual. Ainda conforme a denúncia, ficou comprovado jornada de trabalho excessiva e um intervalo de apenas 30 minutos para refeição e descanso
domingo, novembro 05, 2017
Home
Você está lendo
Operários resgatados em situação de escravidão no CE
Operários resgatados em situação de escravidão no CE
Assuntos
# Ceará
# Geral
# Polícia
Administração: Grupo Magnatas da Web
Polícia
Detalhes do autor
FORQUILHA NOTÍCIAS | O SEU PORTAL INDEPENDENTE, o Forquilha Portal de Notícias foi fundado em 2009 e após 13 anos de sua existência a marca FPN e todas as mídias sociais foram adquirida pelo Grupo Magnatas da Web, já em 2022 o Grupo MW decidiu simplificar o nome do Portal para Forquilha Notícias, assim simplificamos os acessos dos usuários a todas as plataformas como o Web site, Google News e as demais mídias sociais.