O ministério está sob comando da ministra Pastora Damares Alves e o jornalista receberá cerca de R$ 20 mil mensais.
As irregularidades apontadas por Wellington nunca foram comprovadas. O Ministério Público prometeu averiguar, mas até o presente momento, não foram divulgadas denúncias que apontassem irregularidades.
A Educação em Sobral é tida como referencia no país, tendo a maior nota no Ideb ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em todo o Brasil. Recebeu diversos prêmios internacionais, inclusive da ONU. Sobral tem sido tido como a “Meca” da Educação no país. Diversas reportagens e estudos acadêmicos tem sido feitos para exemplificar um exemplo de gestão educacional. Vários secretários de educação, pedagogos e educadores tem visitado a região diariamente para conhecer o trabalho desenvolvido.O vídeo feito pelo jornalista foi feito na época de campanha eleitoral para a presidência em 2018. Wellington seria ligado ao MDB do Ceará, adversário político de Ciro Gomes (PDT/CE), que na época disputava a presidência e tinha como a educação do Ceará, e principalmente a de Sobral, sua cidade-natal governada por seu irmão Ivo Gomes (PDT/CE), como uma das suas principais bandeiras.
Os grupos políticos ligados a Bolsonaro tem sofrido constante acusações de usar a propagação das chamadas fake news para ter vantagem eleitoral e tentar minar a reputação de adversários.
O jornalista Wellington Macedo responde a mais de 60 processos na justiça.
Em vídeo circulado nas redes são mostrados documentos acerca de Wellington Macedo.