A Prefeitura de Santana do Acaraú, município distante 242,3 km de Fortaleza, deverá impedir a realização da feira livre para evitar aglomeração, conforme recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Promotoria de Justiça de Santana do Acaraú expediu o indicação nessa segunda-feira, 25, e deu 48 horas para que providências sejam tomadas para evitar a realização da feira no entorno do Mercado Público da cidade.
A orientação é que a Prefeitura impeça a realização da feira semanal durante todo o período de pandemia da Covid-19. Para isso, o Município deve emitir decreto com medidas administrativas de fiscalização, garantindo que seja evitado aglomerações de feirantes e consumidores.
"A Promotoria também requer, entre outros, que a Prefeitura designe servidores públicos ou colaboradores para fiscalizar o cumprimento do referido decreto municipal, instituindo, ainda, uma comissão para acompanhar o trabalho de fiscalização", diz o MPCE em nota. A Prefeitura deverá nomear representantes para discutir as soluções, via whatsapp ou videoconferência.
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Santana do Acaraú, recomendou nessa segunda-feira (25/05) ao Município de Santana do Acaraú que, no prazo de 48 horas, adote providências para evitar aglomerações no entorno do Mercado Público da cidade bem como impeça a realização da feira semanal, realizada nas proximidades do Mercado, durante todo o período de pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).
O MPCE orienta que o Município emita um decreto para determinar as medidas administrativas necessárias para fiscalizar e evitar aglomerações de feirantes e consumidores nas ruas adjacentes ao Mercado Público, implementando barreiras sanitárias. A Promotoria também requer, entre outros, que a Prefeitura designe servidores públicos ou colaboradores para fiscalizar o cumprimento do referido decreto municipal, instituindo, ainda, uma comissão para acompanhar o trabalho de fiscalização.
Além disso, na recomendação, o MPCE requisita que o Município nomeie representantes da Prefeitura para discutir, via whatsapp ou videoconferência, soluções conjuntas e rápidas para o problema das aglomerações no entorno do Mercado, remetendo as decisões para a Promotoria. Por fim, o Ministério Público destaca a necessidade de serem cumpridos, por completo, todos os decretos municipais já expedidos para intensificar as medidas para enfrentamento da Covid-19 na cidade.
A Prefeitura de Santana do Acaraú tem 48 horas para comunicar à Promotoria as providências adotadas para cumprimento da recomendação. Eventuais descumprimentos sujeitam o Município às medidas cabíveis por parte do MPCE.
Acesse a Recomendação
terça-feira, maio 26, 2020
Home
Você está lendo
Feira livre de Santana do Acaraú deve ser impedida para evitar aglomerações, recomenda MPCE
Feira livre de Santana do Acaraú deve ser impedida para evitar aglomerações, recomenda MPCE
Assuntos
# Ceará
# Emprego
# Geral
Administração: Grupo Magnatas da Web
Geral
Detalhes do autor
FORQUILHA NOTÍCIAS | O SEU PORTAL INDEPENDENTE, o Forquilha Portal de Notícias foi fundado em 2009 e após 13 anos de sua existência a marca FPN e todas as mídias sociais foram adquirida pelo Grupo Magnatas da Web, já em 2022 o Grupo MW decidiu simplificar o nome do Portal para Forquilha Notícias, assim simplificamos os acessos dos usuários a todas as plataformas como o Web site, Google News e as demais mídias sociais.