Lula volta da Índia e já passou 49 dias fora do Brasil Forquilha Notícias

Últimas

terça-feira, setembro 12, 2023

Lula volta da Índia e já passou 49 dias fora do Brasil

Presidente desembarcou por volta de 0h em Brasília; esta é a 13ª viagem internacional do petista desde que assumiu a Presidência.

Lula é recebido ao chegar em Nova Délhi, na Índia, para a cúpula do G20.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou no início da madrugada desta 3ª feira (12.set.2023) no Brasil depois de passar 4 dias na Índia para participar da 18ª edição da Cúpula do G20. O avião presidencial pousou por volta de 0h, em Brasília. Foi a 13ª viagem internacional de Lula desde que o petista tomou posse. Com a ida ao G20, Lula já passou 49 dias fora do Brasil. O levantamento do Poder360 considera como 1 dia toda vez que o presidente Lula passa mais de 12h fora do país, seja no dia do embarque ou desembarque.

O presidente ainda tem pelo menos 4 viagens internacionais marcadas até o final do ano: Cuba, Estados Unidos, Emirados Árabes e Alemanha. Em 15 de setembro, Lula embarca para Havana e depois para Nova York, onde participa do encontro do G77 e da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), respectivamente. 

BRASIL ASSUME G20 


A 18ª Cúpula de Líderes do G20 terminou no domingo (10.set) em Nova Délhi, capital indiana, em consenso por um texto vago sobre a guerra na Ucrânia, sem responsabilizar a Rússia, com discussões sobre o enfrentamento às questões climáticas, pedidos retóricos sobre reforma da ONU e organismos multilaterais. 

O encontro terminou com a passagem da presidência rotativa do bloco da Índia para o Brasil. As reuniões do bloco foram realizadas no sábado (9.set) e no domingo (10.set).

Lula assumiu o comando do G20, pois isso já estava definido previamente em anos anteriores que 2024 seria a vez do Brasil presidir o bloco. Foi ainda um ato simbólico quando o petista recebeu o martelo de madeira que representa o cargo das mãos do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. O Brasil só assumirá o posto de fato em 1º de dezembro, quando a Índia encerra seu mandato.