São Benedito empata em números de homicídios com Tianguá.
Os dados da SSPDS revelam uma realidade preocupante em São Benedito, onde os homicídios atingiram 17 no ano de 2023, equiparando-se a Tianguá, mesmo com uma população que é um pouco mais da metade de Tianguá. Apesar das operações bem-sucedidas da polícia militar na região que já apreendeu várias armas de fogo e foragidos, a comunidade expressa frustração com a soltura de criminosos pela justiça. “A polícia faz o papel dela, mas os indivíduos são soltos logo após audiências” um morador ouvido pelo portal revela.
A falta de um plano concreto por parte do gestor municipal para lidar com a situação destaca a necessidade de medidas mais abrangentes. O modus operandi dos criminosos, incluindo invasões domiciliares e execuções sumárias, acentua a gravidade da situação. Inclusive nossa equipe fez um levantamento e quase todos que estão envolvidos com homicídios já foram presos pela polícia militar e civil, mas a lei muitas vezes os beneficia.
O ranking de homicídios em 2023, segundo dados do IBGE, destaca a urgência de ações coordenadas em São Benedito, mas também pela comunidade e autoridades locais. A segurança pública, um dever de todos conforme o artigo 144 da Constituição, exige esforços conjuntos para reverter esse cenário preocupante.
Ranking em números de homicídios 2023 segundo dados da SSPDS.
Tianguá (estimativa do IBGE 81.506 hab) 17 homicídios
São Benedito (estimativa do IBGE. 47.640 hab) 17 homicídios
Viçosa do Ceará ( estimativa do IBGE 59.712 hab) 13 homicídios
Ubajara ( estimativa do IBGE 32.767 hab) 10 homicídios
Ibiapina (estimativa IBGE 23.965 hab)
2 homicídios
Guaraciaba do Norte ( estimativa IBGE 42.053 hab) 1 homicídio
Carnaubal ( estimativa IBGE 17.210 hab) 1 homicídio