O Ministério da Saúde credenciou nove unidades de atenção primária de saúde em Santa Quitéria para que recebam recursos financeiros visando a implementação de ações voltadas para a prática de atividade física. Serão contemplados, o Centro de Saúde, bairro Flores e os distritos de Macaraú, Riacho das Pedras, Malhada Grande, Saco do Belém, Raimundo Martins, Trapiá, Logradouro e Valparaíso.
Em todo o país, foram habilitados mais de 17 mil postos de saúde. Conforme portaria publicada nesta terça-feira (07/11) no Diário Oficial da União, serão destinados R$ 66 milhões em 2023 e quase R$ 397 milhões em 2024.
Os recursos serão repassados para contratação de profissionais, aquisição de material de consumo e melhoria dos ambientes para oferta de atividade física nos postos e unidades básicas. Cada estabelecimento receberá os valores referentes à modalidade conforme os critérios apresentados na solicitação de credenciamento.
A medida faz parte de uma série de políticas públicas para promoção e inserção da atividade física nos instrumentos do Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério também disponibiliza um guia de atividade física para a população brasileira com recomendações para a realização de atividade física e redução do comportamento sedentário nos diferentes ciclos da vida, como período escolar, gestação, pós-parto, para pessoas idosas e pessoas com deficiência.
Fonte: A voz de Santa Quiteria